sexta-feira , 29 março 2024

Troca de escola no meio do ano.

Troca de escola no meio do ano. Momento delicado para alunos e pais
Como fazer para que meu filho se adapte ao novo ambiente?

Olhos atentos e observadores. Uma ligeira timidez no início. A volta às aulas para crianças e adolescentes que trocaram de escola no meio do ano letivo é diferente, assim como para os pais. É uma fase de adaptação, de conhecer novos espaços, fazer novas amizades, integrar-se a algum grupo, normalmente mudar de método de ensino. Na próxima segunda-feira, dia 30, a maioria das escolas retoma as atividades.

No Colégio Emilie de Villeneuve, a família é acompanhada e orientada desde o momento em que os pais procuram a escola pela primeira vez para efetuar a transferência. “É natural que os alunos e os pais sintam-se inseguros, por isso acolhemos a família inteira”, explica a coordenadora pedagógico-educacional, Silvia Azevedo.

Segundo a pedagoga, algumas dicas são importantes: os pais procurarem o Colégio para tirar todas as dúvidas; os professores explicarem para os estudantes a chegada do novo aluno e dar oportunidade de ele se apresentar; os alunos serem receptivos; etc. “Quem chega quer fazer parte de um grupo”, afirma.

E a observação das reações do novo aluno não se limita ao Colégio. Silvia diz que os pais são orientados a perceber as reações da criança ou do adolescente em casa, como a mudança de humor e de comportamento, tristeza excessiva, depressão, e, no caso das crianças menores, observar até as reações biológicas.

Para os adolescentes, a tarefa é até mais fácil, mas não existe um período padrão para a adaptação. “Temos casos de alunos que já no segundo dia identificam-se com um grupo, fazem muitas novas amizades e continuam bem nos estudos. O tempo varia de um para o outro”, conclui Silvia.

Colégio Emilie de Villeneuve – Criado em 1955, o Colégio integra a Rede Azul de Educação e leva o nome da fundadora da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, as Irmãs Azuis, Emilie de Villeneuve. Com mais de 1200 alunos, sua filosofia e compromisso está em preparar pessoas para enfrentar os múltiplos desafios do mundo, capacitando-as não apenas no plano cultural e científico, mas também nos âmbitos ético, político e religioso.
Endereço: rua Madre Emilie de Villeneuve, 331, Vila Mascote.

Fonte: Colégio Emilie de Villeneuve

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube