sexta-feira , 29 março 2024

Extressados Infantis

A pressão alta é uma doença que possui um fator hereditário, transmitindo-se nas famílias por várias gerações. Parece estar ligada a uma tensão maior das artérias, como uma resposta de vaso constrição exagerada aos estímulos habituais da vida.

De qualquer forma os cuidados com o peso, não fumar, boa alimentação, pouco ‘stress’ e muito exercício físico podem evitar o aparecimento precoce da hipertensão arterial. Porém os estímulos estressantes estão cada vez mais atingindo a população jovem e agora a infantil. Vocês poderiam imaginar um jovem de 25 anos com sintomas que só víamos em executivos de 50 anos? Pois já é comum indivíduo jovem com pressão alta, obesidade, colesterol e triglicérides alto. A sensação é aquela do ‘filme passando mais depressa’, como as coisas acontecessem tão rapidamente que até as doenças nos atingisse precocemente.

A novidade agora é pressão alta nas crianças, isto mesmo ‘guris hipertensos’, não há dúvida que os hábitos inadequados alimentares, a falta de exercícios, a hereditariedade podem contribuir para a hipertensão arterial infantil porém o estresse da vida atual deve estar colaborando. A pressão das crianças não deve ultrapassar 11 x 7 e a observação da pressão arterial nos jovens passa a ser uma rotina nos consultórios médicos. Velhos tempos aqueles que nós tínhamos pressão alta, diabetes, infartos e os derrames depois dos 60 anos, agora elas são doenças também dos jovens.

Fonte: Dr. Carlos Alberto Pastore

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube