terça-feira , 18 fevereiro 2020

Inauguração do primeiro trecho da Ciclovia Rio Pinheiros

Como chegar

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, entregaram neste sábado, 27, o primeiro trecho da Ciclovia Rio Pinheiros, implantada ao longo de 14 quilômetros da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). A pista liga as proximidades da estação Autódromo à Vila Olímpia. A previsão é de que até o final deste ano, outros seis quilômetros de ciclovia sejam entregues, chegando até a estação Villa Lobos/Jaguaré, com um total de 20 quilômetros de extensão.

Neste primeiro trecho de ciclovia, os ciclistas têm dois acessos: o acesso sul, pela avenida Miguel Yunes, próximo à ponte Jurubatuba, (entre as estações Jurubatuba e Autódromo); e o acesso pela passarela da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), junto à estação Vila Olímpia. O trecho estará aberto à circulação diariamente, das 6h às 18h.

“É uma ciclovia de primeira classe, o que vai representar um impulso grande no uso da bicicleta de maneira segura na cidade de São Paulo. E ela se soma a muitas outras iniciativas, do Estado e da prefeitura, que trabalham em conjunto”, disse o governador José Serra no evento de inauguração.

A Ciclovia, que nasceu de uma parceria entre a CPTM e a EMAE, tem estacionamento para 48 automóveis ao lado do acesso sul para os ciclistas que forem até o local de carro. Outra novidade são os dois Pontos de Apoio ao Ciclista, disponíveis no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os “Pontos” contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes.

A segunda fase da obra, que tem previsão de início no segundo semestre, contempla a implantação de passarelas para acesso à ciclovia. O local definido para a implantação da ciclovia foi escolhido em virtude de uma área disponível entre a via da CPTM e o rio Pinheiros, ao longo da Linha 9-Esmeralda.

Para que o trecho pudesse receber os ciclistas com segurança, foi feita a recuperação da pista, vedação de 12 quilômetros de faixa ferroviária em gradil, e de proteção de 14 quilômetros junto à margem do rio, além da implantação de comunicação visual nesse primeiro trecho entregue à população. “Com isso, estamos fomentando uma nova modalidade de transporte, de lazer e de saúde. Porque bicicleta é atividade física, é esporte”, declarou Serra.

Para facilitar a chegada dos usuários à faixa destinada às bicicletas, a CPTM construiu um desvio próximo à Usina da Traição, com adaptação da passarela, escadaria e portaria de acesso à ciclovia.

Expansão da malha cicloviária

São Paulo passa a ter malha cicloviária de 36,8 km com a entrega do 1º trecho da Ciclovia Rio Pinheiros, totalizando uma expansão de 24,8 km de pista nos últimos três anos: 10 km na Radial Leste e 14,8 km na Marginal do Rio Pinheiros.

A partir da entrega final do trecho restante da Radial Leste, prevista para março, de 2,2 km, a capital atingirá um total de 39 km de ciclovias, dos quais 27 km realizados na atual gestão. Também estão em obras, e deverão ser entregues até o final deste ano, mais 25 km de ciclovias na região da Zona Leste da capital, correspondentes à primeira fase do parque Várzeas do Tietê. O trecho vai da Barragem da Penha até a divisa do município de São Paulo com Itaquaquecetuba.

O Várzeas do Tietê, maior parque linear do mundo, terá 230 km de ciclovias quando totalmente concluído, em 2016. A Via Parque cobrirá todo o parque, atravessando oito municípios da bacia do Alto Tietê. As obras são parte da compensação ambiental da Nova Marginal, administrada pela Dersa.

Parque Linear Pinheiros

A ciclovia está inserida no projeto Parque Linear Pinheiros, que será implantado pela EMAE, e ocupará as margens do Rio Pinheiros, transformando toda a área em um grande parque linear urbano, a exemplo do que está acontecendo nas várzeas do Tietê.

O parque contará com diversos equipamentos de esporte e lazer, áreas de recreação, além de prédios de apoio aos usuários, com banheiros e lanchonetes.

O projeto inclui a construção de passarelas, que vão conectar as duas margens do rio e áreas ao longo da marginal, garantindo um maior número de acessos à população. As passarelas vão permitir ainda a integração com os parques já existentes na região, como o Villa-Lobos e o Parque do Povo.

O parque deverá ser implantado em parceria com a prefeitura da capital, empresas privadas ou organizações sociais. Quando concluído, vai oferecer à população um total de 50 km de ciclovias nas margens do Rio Pinheiros. Clique aqui para saber mais sobre o projeto (PDF).

Bicicletários

Só a Linha 9-Esmeralda tem cinco bicicletários, que juntos oferecem 1.032 vagas para acomodação de bicicletas: Vila Olímpia (94 vagas), Jurubatuba (261 vagas), Autódromo (264 vagas), Primavera-Interlagos (226 vagas) e Grajaú (187 vagas).
Cidadania

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM vem investindo desde 2007, por meio do Plano de Expansão, na integração da bicicleta ao sistema metro-ferroviário. A primeira ação da Secretaria foi permitir o transporte das bikes dentro do Metrô e da CPTM, em horário determinados.

Metrô, CPTM e EMTU ainda possuem, juntos, 34 bicicletários, com mais de cinco mil vagas para os ciclistas estacionarem suas bikes. Além disso, todas as novas estações e terminais já recebem o sistema dos bicicletários, e as estações antigas estão sendo adaptadas para recebê-los. O Metrô também está concluindo a Ciclovia Caminho Verde, que terá 12,2 km de extensão e percorrerá, junto à avenida Radial Leste, um trajeto entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Atualmente, já estão liberados dois trechos, totalizando 10 km de ciclovia.
Na EMTU, o Corredor Noroeste de Campinas também possui um trecho de ciclovia, com aproximadamente 10 quilômetros.
Com todas essas medidas o Expansão também se destaca como um plano de desenvolvimento integrado que, além de melhorar a qualidade de vida dos usuários, por tornar o deslocamento mais fácil, rápido e econômico, favorece a redução de poluentes na atmosfera, diminuindo o aquecimento global.

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