quinta-feira , 28 março 2024

Inaugurado Viaduto de Acesso à Marginal

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (24/03), os viadutos de acesso da avenida Roberto Marinho para a marginal direita do Rio Pinheiros, chamados ”Viadutos José Bonifácio Coutinho Nogueira”, no Brooklin, Zona Sul.

Os dois viadutos, de 1.600 metros de extensão, foram liberados para o tráfego de veículos logo após a inauguração. ”A importância dos viadutos é enorme para a cidade. Isoladamente, é uma obra que vai melhorar em cerca de 20% a fluidez do trânsito na região da avenida Águas Espraiadas, e mais amplamente o trânsito nas avenidas Roberto Marinho e Luís Carlos Berrini”, explicou o prefeito.

A entrega desta primeira fase das obras deverá trazer melhorias para o trânsito na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, avenida Dr. Chucri Zaidan e largo Los Andes, além de oferecer novas alternativas de acesso da Marginal Pinheiros para a avenida Jornalista Roberto Marinho.

Complexo

A obra completa do Complexo Viário Real Parque deverá contar, ainda, com a construção de ponte de duas pistas, que vai possibilitar a travessia de um lado para o outro da Marginal, e de outros dois viadutos de acesso do lado esquerdo da Marginal Pinheiros.

As obras dos dois viadutos de acesso, iniciadas em 2003, ficaram paralisadas e somente foram retomadas pela gestão atual. A entrega dos viadutos está dentro do prazo estabelecido, março de 2006. O custo desta parte da obra foi de R$ 61 milhões.

Obras da Ponte Cidade Jardim

Antes de inaugurar os dois viadutos de acesso da avenida Roberto Marinho o prefeito vistoriou as obras da ponte Cidade Jardim. ”A pista sofrerá um rebaixamento de 80 centímetros para que os caminhões não batam mais na ponte e não ocorram problemas de segurança”, explicou.

As obras serão divididas em três fases: interdição das duas faixas da esquerda para rebaixamento e entrega de mais uma faixa; interdição das duas faixas da direita da pista local para rebaixamento; e nivelamento da ligação da pista expressa com a pista local.

Para realizar a primeira fase da obra, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irão interditar, a partir de sábado (25), às 14h, duas faixas da esquerda da Marginal Pinheiros durante 40 dias. ”A ponte Cidade Jardim é antiga. Uma ponte feita para a época, para os caminhões da época, tanto em tamanho como em capacidade de carga. Hoje ela está precisando de manutenção. Vamos aproveitar para reforçar a estrutura, para permitir o tráfego de caminhões maiores, e vamos rebaixar as pistas do lado local”, disse o secretário municipal de Infra-estrutura Urbana.

O secretário contou que, atualmente, as pistas têm 4,30 metros de altura em relação à ponte. Depois das obras, essa altura será aumentada para 5,10 metros. As obras tiveram início em março de 2004, foram paralisadas e retomadas em agosto de 2005, e devem estar concluídas em 120 dias. O custo total da obra é de R$ 23,7 milhões.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube