quinta-feira , 28 março 2024

PM faz Operação Saturação na Favela Alba

Todas as unidades da Tropa de Choque da Polícia Militar foram mobilizadas, a partir das 6 horas da manhã desta quarta-feira, 12, para a implantação da 10ª edição da Operação Saturação por Tropas Especiais, da Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Desta vez, a área escolhida é a Favela Alba, na região do Jabaquara, zona sul da Capital. O trabalho policial, desenvolvido por 667 homens e mulheres, dois cães, 67 cavalos, com apoio de 201 viaturas, precede a 2ª edição da “Virada Social – Ações Integradas de Cidadania” – Programa de Segurança Pública do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que integra 26 secretarias e órgãos públicos estaduais, Prefeitura da Capital e parceiros da sociedade civil.

A Favela Alba foi escolhida após trabalhos técnicos de inteligência policial, depois de um acompanhamento quantitativo e qualitativo de índices criminais, que apontaram o tráfico de entorpecentes como o principal problema local.

Situada entre bairros dotados de infra-estrutura urbana, como a Vila Babilônia, Vila Canaã, Jardim Oriental, Cidade Vargas, Jabaquara e Vila Santa Margarida, a Favela Alba é considerada área de alta vulnerabilidade social. A região que congrega os seis bairros e a Alba tem aproximadamente 17 quilômetros quadrados de área e cerca de 262 mil habitantes.

O Posto de Comando da Operação Saturação ficará dentro favela. No perímetro que a cerca, estarão concentrados todos os esforços visando diminuir a criminalidade. Em sua área de influência, que inclui os seis bairros já mencionados, haverá cinco pontos para operações especiais: “Operação Patrulhamento Inteligente” (OPI), na qual viaturas das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e da Cavalaria circulam pelos bairros fora do perímetro delimitado da Operação Saturação; e “Operação Bloqueio de Área” (OBA), onde é feito um bloqueio em ruas e avenidas visando à abordagem de pessoas suspeitas.

Da Saturação à Virada Social

A implantação da Operação Saturação por Tropas Especiais é o primeiro passo para concretizar a segunda edição da Virada Social, programa de governo que visa à conquista da Segurança Pública por meio da inclusão social. A partir da manhã desta quarta-feira, 12 de setembro, a Polícia Militar tem uma árdua, porém, gratificante missão a cumprir: baixar a criminalidade e preparar a área para as Ações Integradas de Cidadania.

A exemplo das operações anteriores, serão realizadas, na primeira semana, operações exclusivamente policiais, visando o cumprimento de mandados de prisão e de ações contra os principais crimes ocorridos na região, como o tráfico de entorpecentes. A partir da segunda semana serão iniciados os trabalhos sociais, que incluirão a instalação de um centro odontológico para o atendimento de crianças e adolescentes, preferencialmente de cinco a 12 anos, que residam na área da Operação. Também serão realizadas palestras com orientações para evitar a gravidez precoce e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas.

No período de execução da Operação Saturação, a PM fará um levantamento inicial dos equipamentos públicos disponíveis. Posteriormente, já sob a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, será feito – junto com as demais secretarias e órgãos públicos estaduais, com a Prefeitura e com parceiros da sociedade civil – um diagnóstico mais amplo de vulnerabilidade e desenhado o Plano de Ações Integradas que será desenvolvido para a Virada Social.

Como no Jardim Elisa Maria, palco da 1ª edição da Virada Social, o objetivo é valorizar a Favela Alba e os bairros vizinhos com ações sociais que aumentem a presença do Estado e a atenção aos cidadãos.

Clique para ampliação
Coronel Joviano Lima afirmou que área foi mapeada pela polícia antes da invasão
fotos:Daniel Guimarães

Clique para ampliação
Operação reuniu mais de 200 viaturas
fotos:Daniel Guimarães

Clique para ampliação
Favela Alba foi escolhida após trabalho da inteligência policial
fotos:Daniel Guimarães
Clique para ampliação
Águia 6 auxiliou policiais na incursão
fotos:Daniel Guimarães
Clique para ampliação
Operação faz parte da da 10ª edição da Operação Saturação
fotos:Daniel Guimarães
Clique para ampliação
Polícia chegou na Favela por volta das 6 da manhã
fotos:Daniel Guimarães

Fonte: Secretaria Estadual da Segurança Pública

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube