terça-feira , 21 agosto 2018

Desenhos animados ensinam crianças a se defenderem do abuso sexual

Para orientar crianças sobre os limites do toque e desmistificar questões sobre o corpo, a Rede Marista de Solidariedade (RMS), por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lançou, a campanha “Defenda-se!”. Em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura Municipal de Curitiba, e o Grupo Lumen de Comunicação, a campanha já publicou onze animações (desenhos animados) voltadas para crianças, de 5 a 11 anos, com o objetivo de reduzir os índices alarmantes de abuso e exploração sexual de crianças.

A última animação publicada, em menos de um mês, chegou a 1,7 milhão de visualizações em 83 países. Lançado por conta do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, o vídeo tem linguagem acessível às crianças, principal público da ação. “Por meio de um filme leve, bonito e simpático, conseguimos alcançar milhares de lares com uma mensagem de grande importância”, explica Fernando Macedo, fundador e diretor de criação da SPIRIT.

A Campanha Defenda-se existe há quatro anos. Segundo Vinícius Gallon, criador e coordenador do projeto no Grupo Marista, a ideia central é dar ferramentas para que meninas e meninos identifiquem em sua rotina situações que favoreçam a violência sexual, para que tenham condições de dificultar a ação dos agressores.

Gallon explica ainda, que as mensagens empoderam os pequenos a conhecerem e cuidarem do próprio corpo, ampliando a noção de que detêm os direitos sobre ele. E principalmente, ensinam eles a recusar toques e carinhos indesejados, feitos em segredo ou que causem sentimentos como culpa, medo, vergonha e dor. “E ressaltamos que isso não pode acontecer mesmo quando forem pessoas próximas, seja da família nuclear, extensa e conhecidos, ou de pessoas que não conheçam”, completa.

Conheça a campanha e assista todos os vídeos no site defenda-se.com

 

Deixe uma resposta