quinta-feira , 19 maio 2022

Pertinho da Capital, Vinhedo reúne charme e badalação

Se você quer fazer um passeio gostoso e não quer ficar muito tempo na estrada, a dica é Vinhedo. Localizada a apenas 76 quilômetros da Capital, a charmosa cidade integra seleto grupo de municípios que oferecem aos seus moradores uma qualidade de vida acima da média. Aliás, isso tem atraído muitos paulistanos para lá – existem vários casos de pessoas que têm casa para passar os finais de semana ou simplesmente decidiram trocar o agito da metrópole pelo ar puro e sossego dessa cidade típica do interior.

A tranquilidade, no entanto, tem dia certo. A partir de sexta-feira e até domingo, ela dá lugar à badalação. A vida noturna é bem agitada, com diversos restaurantes, bares, choperias, cafés e danceterias. A Praça do Aquário, inaugurada em 1990, é o ponto de encontro dos jovens.

Além da noite, Vinhedo possui diversos atrativos turísticos. O Portal dos Imigrantes, localizado logo na entrada da cidade, é um deles. Inaugurada em julho de 1982, tem área de 5.000 metros quadrados e é uma homenagem aos imigrantes italianos que se fixaram na região. Quem chega à cidade também se impressiona com a beleza do canteiro de flores localizado na avenida Aparecida Telau Serafim. É um dos mais belos cartões postais da cidade. Outra atração fica no ponto mais alto da cidade: é a estátua do Cristo Redentor. Dali o turista pode ter uma visão quase total da cidade.

Se você quiser conhecer a história dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade no início do século XX, visite o museu. No mesmo prédio, também funciona o Centro de Informações Turísticas. Conheça também a Casa Siloé, um centro de retiro coordenado pelos monges do Mosteiro São Bento. Os monges confeccionam velas e comercializam artigos religiosos, vinhos e licores. O local também é utilizado para palestras e cursos, aberto a grupos particulares de igrejas, escolas, empresas e outras instituições.

Circuito das frutas

Vinhedo é uma das cidades que integram o Circuito das Frutas – também fazem parte desse circuito os municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu , Jundiaí, , Louveira, Morungaba e Valinhos. A fruta símbolo é a uva, que é plantada em grande escala nas fazendas da região. Todos os anos, no primeiro semestre, é realizada a tradicional Festa da Uva que atraí milhares de turistas. Este é o maior evento turístico do município e promove diversas atrações como exposição e venda de frutas, leilão de uvas premiadas, parada italiana com a cerimônia de pisar nas uvas, parque de diversões e desfile de cavaleiros.

Parques

Vinhedo conta também com diversas opções de passeios ao ar livre. Os mais famosos são o Hopi Hari (parque de diversões) e o Wet’n Wild (parque aquático). Se você tem filhos, são passeios imperdíveis. Nos finais de semana, prepare-se para enfrentar as inevitáveis filas, mas o esforço valerá a pena: as crianças vão adorar.

Outra dica é o Parque Municipal Jayme Ferragut, local onde é realizada a Festa da Uva. Com área de 92.500 metros quadrados, o parque conta também com um ginásio de esportes, lago e parque aquático municipal.

Conheça também a Represa João Gasparini, também chamada de Represa II. Inaugurada em 1979, tem fonte natural, pedalinhos, quadras esportivas, praças e locais para realização de eventos. Fica à 1,5 quilômetro do centro da cidade. Já fora do perímetro urbano, está o Bosque Municipal José Carlos Giunco. É uma reserva florestal muito procurada para quem vai em busca apenas de descanso, paz e contato com a natureza.

Como chegar

Localizada entre São Paulo e Campinas, Vinhedo fica no Km 75,5 da Rodovia Anhanguera, e também tem acesso pela Rodovia dos Bandeirantes.

Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube