sexta-feira , 19 abril 2024

TPM: como diminuir os sintomas

As pesquisas anteriores indicavam diminuição dos sintomas, mas esta nova mostra ser possível evitar que a TPM seja praticamente percebida. Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode acabar com a tensão pré-menstrual (TPM), mostrou um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista ‘Archives of International Medicine’.

A pesquisa na Universidade de Massachusetts, comparou a dieta alimentar de mil mulheres com TPM e duas mil sem o problema. Aquelas sem TPM tendiam a ingerir mais alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como leite, queijo, brócolis e cereais.

Muitas mulheres sentem sintomas físicos ou emocionais leves antes do período menstrual, mas 20% têm sintomas muito graves como irritabilidade, insônia, mal estar geral.

Outros estudos já haviam relatado que suplementos de cálcio diminuiriam os sintomas da TPM. Mas a atual pesquisa afirma que a vitamina D e o cálcio podem evitar que a TPM seja acompanhada de sintomas importantes.

Estudos antigos sugerem que as duas substâncias (cálcio e vitamina D) podem exercer influência nos níveis de estrogênio (hormônio feminino) no organismo. Há muitas teorias sobre as causas da TPM, mas muitos pesquisadores acreditam pela flutuação dos hormônios sexuais durante o ciclo menstrual.

Não há dúvida que existe um risco significativamente menor de desenvolver TPM em mulheres com altas taxas de vitamina D e cálcio em suas dietas. Seria suficiente a cerca de quatro porções por dia de leite desnatado ou com pouca gordura, fortificado com suco de laranja ou laticínios de baixa gordura como iogurtes.Experimente mudar sua dieta e enfrente a TPM.

Fonte: Dr. Carlos Alberto Pastore

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube