sexta-feira , 29 março 2024

Novidades sobre a gordura “Trans”!

A conhecida gordura “Trans” é aquela que quando processada recebe hidrogênio adicionado ao óleo vegetal (hidrogenação), aumentando a estabilidade do sabor e do tempo de prateleira dos alimentos que contêm estas gorduras. Ela pode ser encontrada nas bolachas, salgadinhos, margarinas ou nos alimentos processados e fritos nos óleos hidrogenados.

A gordura “trans” é como a gordura saturada aumentando o colesterol LDL, o conhecido colesterol ruim capaz de depositar gordura na parede das nossas artérias obstruindo a passagem do sangue.

Devemos lembrar que a gordura é a principal fonte de energia para o nosso corpo e auxilia na absorção das vitaminas (A,D,E e K) e carotenóides. As gorduras são benéficas quando ingeridas com moderação pois dão sabor, consistência e estabilidade aos alimentos. As gorduras insaturadas são benéficas quando ingeridas com moderação porém as saturadas e a gordura “Trans” aumentam o colesterol ruim.

A observação dos rótulos dos alimentos pode nos facilitar o reconhecimento das quantidades de gorduras saturadas , “Trans” ou insaturadas e os fabricantes deverão incluir estas informações até o final deste ano. Nos já podemos encontrar alimentos sem gordura “trans” , principalmente algumas margarinas, que já conseguiram manter o sabor e a consistência sem utilizar a agressiva gordura “trans”.

Procure ter cuidado ao comprar os alimentos e faça a escolha mais saudável possível.

Fonte: Dr. Carlos Alberto Pastore

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube