sexta-feira , 19 agosto 2022

10 anos da Brooklinfest: um presente para SP

Há 10 anos, os associados do CLB – Clube Lojista Brooklin – reuniram 50 artesãos para uma festa aberta ao público, no intuito de homenagear a colônia de origem alemã que predominava na região. Nascia aí a Brooklinfest, que hoje faz parte da cultura do bairro e do calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo.

Em menos de cinco anos, a Brooklinfest teve um crescimento de mais de 150%, chegando ao atual formato, com 170 barracas de artesanato e alimentação, além de quatro restaurantes típicos alemães onde se pode provar pratos típicos germânicos como chucrut, einsben (joelho de porco), kassler e salsichão. O consumo de alimentos e bebidas é um dos pontos fortes da festa. Já foram consumidos, até hoje, 100 mil litros de chopp, 25 toneladas de einsbein e 75 toneladas de salsichão.

A missão de resguardar a memória dos imigrantes que colonizaram o bairro não foi empecilho para que os organizadores da Brooklinfest expandissem o leque de atrações, bem de acordo com a diversidade da população de São Paulo. Hoje, grupos de dança e música alemãs dividem o palco principal com artistas de várias etnias. Só no palco principal, foram 240 horas de shows na última década.

A cada ano, o CLB levanta a bandeira social, assistindo diversas ONGs. “As festas do Brooklin levam mensagens de paz, promovendo a integração e o convívio de diferentes comunidades”, explica Ângelo Feferbaum, presidente do CLB. “Outra característica é a freqüência da família, com atrativos para públicos de todas as idades, incluindo as crianças, que contam com um espaço especialmente dedicado a elas, com diversas atividades educativas e monitoradas.”

XI Brooklinfest e bazar do CLB

Neste ano, a Brooklinfest será realizada dias 7 e 8 de outubro e, pela primeira vez, os lojistas do CLB promovem um grande bazar com diversos tipos de produtos a preços reduzidos. Na programação, já estão confirmados bandas e grupos de dança típicos, que animam a platéia com os ritmos alemães, e o Espaço Criança, com as tradicionais brincadeiras de rua (amarelinha, pião e outras), oficinas e jogos educativos. Além disso, para comemorar essa data tão especial, os organizadores prometem uma festa ainda mais animada!

Serviço

BrooklinFest

Local: entre as ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e Princesa Isabel, entre a av. Santo Amaro e Vereador José Diniz

Horário: das 10:00 ąs 22:00

Informações: (11) 5533-4904 e (11) 5561-4956

Fonte: Clube Lojista Brooklin

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube