terça-feira , 16 abril 2024

São Paulo terá ciclovia de 12 Km (vídeo)

Ciclovia ao longo da Radial Leste ligará oito estações do Metrô, de Itaquera ao Tatuapé. A avenida ganhará paisagismo e serão construídos bicicletários em duas estações

Os moradores da Zona Leste de São Paulo vão dispor nos primeiros meses de 2008 de uma nova opção de transporte e lazer. O prefeito Gilberto Kassab participou nesta quarta-feira (15) da assinatura de convênio que estabelece a construção de ciclovia com 12,2 km paralela à Radial Leste, um dos corredores de trânsito mais importantes da Cidade. A obra mudará o paisagismo da região.

O convênio foi firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, e o Governo do Estado, por intermédio da Companhia do Metropolitano (Metrô). Prevê a implantação do Caminho Verde, uma ciclovia que ligará as estações de Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A parceria foi assinada pelo secretário do Verde, Eduardo Jorge, e pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

“Este projeto vem ao encontro da aspiração da Prefeitura de construir mais ciclovias em São Paulo e melhorar a qualidade de vida da Cidade”, afirmou Kassab. “A ciclovia também vai melhorar o paisagismo da Radial Leste”, acrescentou o prefeito. O governador José Serra, presente ao evento, disse que a região terá um forte incentivo para a utilização de bicicletas, para o transporte e para o lazer. De acordo com ele, a parceria deverá ser estendida para as Marginais Tietê e Pinheiros.

A ciclovia será construída em calçada ao lado do muro do Metrô. Terá piso intertravado (blocos de concreto encaixados) e revestimento colorido. O projeto prevê melhorias na urbanização da Radial Leste no trecho da ciclovia, além do plantio de 1.560 árvores.

Serão construídos bicicletários nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera. O serviço já está disponível na estação Guilhermina-Vila Esperança, na mesma Linha 3. Sinalização viária no piso e placas verticais serão colocadas em toda a extensão da ciclovia para garantir a segurança dos ciclistas. Também serão instalados 900 novos pontos de luz alimentados por rede subterrânea.

A Prefeitura investirá R$ 9 milhões no projeto. Os recursos já foram liberados por decreto do prefeito Kassab publicado no Diário Oficial da Cidade no último dia 4. A execução das obras caberá ao Metrô, que cedeu o espaço para a construção da ciclovia. A licitação, também conduzida pelo Metrô, deverá ser finalizada em setembro. As obras estarão concluídas no início de 2008.

O projeto Caminho Verde faz parte do Programa Pró-Ciclista, lançado em julho pela Prefeitura. Tem a finalidade de estimular o paulistano a usar bicicletas.

Acompanharam o prefeito de São Paulo os subprefeitos da Mooca, Eduardo Odloak; de Itaquera, Laert de Lima Teixeira; da Penha, José Araújo Costa; de Aricanduva, Vicente de Paula Marques de Oliveira; e da Vila Prudente, Felipe Sartori Sigollo.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube