quinta-feira , 28 março 2024

Inauguração do Parque Linear Parelheiros

O prefeito Gilberto Kassab entregou neste domingo (4) mais uma área verde para São Paulo: o Parque Linear Parelheiros, na Zona Sul. Com 30 mil m², duas fontes de água potável e 1.500 árvores, o local conta com espaço para caminhadas, campo de futebol, playground e praça. Kassab também visitou o Centro de Cidadania da Mulher da região e as obras do CEU (Centro Educacional Unificado) Parelheiros.

“A Cidade de São Paulo tem atualmente 32 parques. Nós estamos construindo mais 30, quase duplicando esse número. Isso mostra a preocupação da Prefeitura com o meio ambiente. Além disso, a população paulistana precisa de mais áreas de lazer”, disse Kassab. Desses 30 parques, 15 são parques lineares, áreas recuperadas e despoluídas ao redor dos leitos dos córregos para aumentar a permeabilidade do solo e as áreas verdes e de lazer na Cidade.

Para o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, os parques lineares são mais eficientes e baratos do que os piscinões. “Quando chover, o parque irá reter as águas, escoando-as devagar, evitando assim as enchentes. Mas na seca, servem de área verde e oferecem lazer”, explicou Jorge. “Esta área estava completamente abandonada e a população tinha medo daqui. Agora virou este parque maravilhoso”, completou.

O parque é fruto de um Termo de Compensação Ambiental (TCA) assumido pela São Paulo Transporte (SPTrans) para a construção do corredor de ônibus Santo Amaro / Rio Bonito / Parelheiros na avenida Sadamu Inoue.

Para sua realização, o parque contou também com a instalação de novas redes coletoras de águas pluviais, além da limpeza e urbanização das margens da grota paralela às ruas Terezinha do Prado Oliveira e José Pedro de Borba e a construção de passeio público. As ruas Tadeu de Oliveira Wickbold, João da Silva Braga, Clélia de Paula Stroich, Amâncio Roschel Rasquinho e Terezinha do Prado Oliveira receberam pavimento de blocos articulados de concreto pré-moldado.

O prefeito inspecionou ainda as obras do CEU Parelheiros. O Bloco Didático – formado por Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Centro de Educação Infantil (CEI) – tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2008. A estrutura de concreto pré-moldado da EMEF está erguida e agora está sendo realizado o trabalho de revestimento, colocação de piso, portas, janelas, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas. O prédio da EMEI e CEI está na fase de fundação.

“Nós esperamos o mais rápido possível colocar a EMEF em funcionamento. Não podemos nos antecipar pois está sendo feita uma importante intervenção em córrego na área do CEU, mas a inauguração será o mais breve possível”, afirmou o prefeito de São Paulo.

Está sendo refeita a canalização de dois córregos na área do CEU. A anterior era insuficiente para o volume de águas da região e por isso está sendo ampliada para tubulações de 2 metros de diâmetro e aduelas de 2 por 3 metros, numa extensão de 700 metros.

A estrutura de concreto do Bloco Esportivo e Cultural (BEC) já foi erguida e agora está sendo montada a estrutura metálica do telhado. O local contará com uma quadra poliesportiva coberta de piso flexível flutuante, que amortece o impacto em até 60% através de revestimento instalado entre os barrotes de madeira. É uma das tecnologias mais avançadas do mercado esportivo. Na parte externa estão sendo feitas duas quadras poliesportivas e três piscinas (semi-olímpica, recreativa e infantil). O destaque no BEC será a instalação de um planetário, o terceiro da Cidade. Os outros são o do Carmo e o do Ibirapuera. As obras dos prédios da administração e do refeitório, Biblioteca e Telecentro devem começar ainda neste mês.

Também na região, o prefeito de São Paulo vistoriou os trabalhos realizados no Centro de Cidadania da Mulher (CCM) de Parelheiros, o primeiro a ser inaugurado – há dois anos – dos cinco existentes em São Paulo. A iniciativa é viabilizada através de uma parceria da Coordenadoria da Mulher da Secretaria Especial de Participação e Parceria com a União Européia. No local, as mulheres exercitam a cidadania, por meio de cursos de formação, atendimento, orientação, encaminhamento e, principalmente, para constituir um fórum de debates e proposição de políticas públicas a respeito da abordagem de gênero. Kassab conheceu alguns dos produtos que são produzidos pelas mulheres atendidas no centro, como colchas, toalhas e tapetes. “O Centro de Cidadania da Mulher tem trabalhado com muita eficiência e conquistando resultados extraordinários. A população está muito satisfeita com essa parceria com o poder público”, disse o prefeito.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube