quarta-feira , 24 abril 2024

São Paulo ganha Centro de Homeopatia, Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas

2009_11_17-bosque_saude_01O prefeito Gilberto Kassab entregou nesta terça-feira (17) o Centro de Referência de Homeopatia, Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas Bosque da Saúde, localizado na rua João Baptistussi, 55, Zona Sul. A unidade, antes uma UBS que já oferecia atendimento em homeopatia e medicinas tradicionais, agora é pioneira em permitir a capacitação e atualização dos profissionais nessas especialidades.

“A Prefeitura tem investido na construção de AMAs (Assistência Técnica Ambulatorial), novos hospitais e na ampliação e reforma de unidades de saúde.  Em uma cidade de 11 milhões de habitantes, você tem também um número grande de pessoas que querem um tratamento alternativo. É isso que este Centro de Referência vai proporcionar”, afirmou Kassab, que destacou também o papel formador de profissionais que o novo Centro assume.

Com a ampliação, além da assistência à população, haverá cursos de especialização aos funcionários da rede municipal em homeopatia, 2009_11_17-bosque_saude_02medicinas tradicionais e práticas integrativas como Lian Gong, Tai Chi Pai Lin e Yoga, entre outras. Para tanto, a unidade terá uma equipe de acupunturistas, homeopatas, instrutores de práticas corporais, assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos.

“Esta unidade formará e atualizará médicos homeopatas, acupunturistas, expandindo o atendimento nessa área”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Januário Montone.

Os pacientes também terão um melhor espaço à sua disposição. O espaço foi ampliado e tem capacidade para acolher mensalmente cerca de 1.760 pessoas. A unidade ganhou dois novos boxes para a prática de acupuntura, uma sala de enfermagem, uma sala para discussão de casos e realização de reuniões e um anfiteatro.

2009_11_17-bosque_saude_03Haverá ainda grupos educativos de Lian Gong e de Xiang Gong, abertos à participação da comunidade. O local, onde funcionava a UBS Bosque da Saúde, continuará a fornecer kits de diabetes e de oxigenoterapia domiciliar prolongada.

O Centro de Referência de Homeopatia, Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas Bosque da Saúde funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço funcionará em parceria com a Associação Saúde da Família (ASF).

Atendimento alternativo é chave para melhor qualidade de vida

Atualmente, mais de 80% das unidades da rede municipal de saúde já dispõem de grupos de práticas corporais meditativas e atividades físicas. Desta maneira, a Secretaria da Saúde atende à lei municipal 14.682/2008, que cria o Programa Qualidade de Vida com Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde.

“Quanto mais preventiva foi a ação da saúde, maior o seu foco na qualidade de vida das pessoas. E nessa questão, damos um salto grande com 2009_11_17-bosque_saude_04esse Centro”, afirmou o secretário Montone. Segundo o secretário, continuará havendo a expansão do atendimento alternativo. “Temos de incentivar a adesão a este tipo de atenção, ao mesmo tempo em que damos continuidade ao tratamento da alopatia”, concluiu o secretário.

Diz a lei que os objetivos são organizar e estimular práticas de promoção de saúde através das medicinas tradicionais, promover pesquisas no âmbito e promover palestras e campanhas educativas a respeito de alongamento, relaxamento, atividades físicas, práticas corporais, meditação, postura comportamental e alimentação saudável.

2009_11_17-bosque_saude_05

[mappress]

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube