quinta-feira , 19 maio 2022

Conscientização no combate a sujeira

Subprefeitura Jabaquara e Supervisão de Saúde do Jabaquara conscientizam população após limpeza de córrego

A Subprefeitura Jabaquara conclui nesta segunda feira (12/12) a maior operação de limpeza de córrego já executada no principal ponto de alagamento do Córrego das Águas Espraiadas, em uma área de cerca de 500 m situada entre as pontes Atos Damasceno e Rua Alba. Para potencializar a ação, a subprefeitura convidou a Supervisão de Saúde do Jabaquara e Vila Mariana para uma ação de conscientização da população: cerca de vinte agentes comunitários e de zoonoses visitarão as casas da região falando sobre a importância da correta destinação do lixo para evitar enchentes ratos e dengue. É a primeira ação do Programa Limpando Geral, desenvolvido em parceria com entidades e líderes comunitários da região. “O rio está mais aberto e a sujeira não aparece mais, o que destruiu muitas tocas de ratos”, diz o líder comunitário João Vieira dos Santos, o Jonnhy.

Em uma área crítica de alagamento, formada pela Rua Taquaritiba e pela Rua Vitoriana, os bueiros e galerias foram limpos e será construída uma caixa de inspeção para limpeza em uma junção problemática de galerias. Dessa forma, será possível limpar as galerias com freqüência, sem depender de maquinário específico, que por ser caro não fica a disposição da subprefeitura por todo o ano.

No córrego, uma retroescavadeira retirou grande parte do entulho existente no leito do rio.Na operação, barracos tiveram que ser realocados e plataformas de trabalho construídas para que a máquina pudesse acessar algumas áreas. Se antes a água passava por entre a sujeira, hoje existe um leito com cerca de 0,5 a 1 metro de profundidade, o que já tem evitado enchentes nas região. Quando chovia forte, Manuel Davi dos Santos e sua esposa, moradores da Rua Vitoriana, saíam de casa. Mas isso mudou após a limpeza: “Ontem choveu forte e dormi sossegado, disse Santos.

O objetivo do Programa Limpando Geral é dividir com a população a responsabilidade de manter córrego e bueiros limpos. “Após uma grande operação como esta, a população está motivada e sensibilizada para a conscientização ambiental”, diz o subprefeito Walter Iihoshi. O programa Limpando geral será realizado também em 2006. As ações irão acontecer desde a nascente do rio e irão envolver as secretarias e Educação, Verde e Meio Ambiente, entidades e empresas.

Fonte: SubPrefeitura Jabaquara

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube