sexta-feira , 23 julho 2021

Jabaquara recebe Casa do Adolescente

A Subprefeitura Jabaquara, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde inauguraram em 22 de fevereiro mais uma opção de atendimento aos jovens do Jabaquara. Foi entregue a Casa do Adolescente do Jabaquara, no Parque Estadual Fontes do Ipiranga.

Mais do que um espaço físico com atividades voltadas para os jovens, a Casa do Adolescente é um projeto que visa implementar políticas públicas na área da saúde e assistência social, com atendimento gratuito que orienta os jovens e permite acesso aos seus direitos de cidadãos.

O Jabaquara foi escolhido para abrigar a sexta unidade do projeto por possuir 37 mil jovens de 10 a 19 anos e 7,48% dos bebês nascidos vivos têm mães entre 14 e 17 anos.

Médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual, cuidam da saúde dos jovens. Também estão disponíveis diversos cursos e atividades já oferecidos no Parque das Fontes do Ipiranga, que fica em uma reserva de mata atlântica com 167 mil m².

O trabalho realizado pelas Casas do Adolescente mostra resultados, com redução de 28% dos casos de jovens grávidas. Em 1998, quando o trabalho teve início,eram 148.019 casos de gravidez em mulheres com menos de 20 anos. Em 2004, o número foi reduzido para 106.737.

Um dos motivos do sucesso é a parceria entre Governo Estadual, Municipal e entidades sociais. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social cede o espaço, educadores e equipe administrativa; a Secretaria Municipal de Saúde fornece equipamentos médicos hospitalares, profissionais de saúde e encaminha os adolescentes das Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde capacita os funcionários e fornece os medicamentos do Dose Certa.

Atividades disponíveis no Parque das Fontes do Ipiranga

Atividades Esportivas:

Futebol, Handebol, Vôlei, Basquete, Skate, Tênis, Futsal, Capoeira,Atletismo, Fitness, Natação,Caminhada e Musculação.

Parcerias:
Instituto Mamãe
Sem restrição de idade

Atividades Culturais:

Música, banda, canto, coral, dança de salão, desenho artístico, Ballet expressão corporal, cavaquinho/percussão/ violão, brinquedoteca, artes plásticas e artes cênicas.

Parcerias:
AEB, Ballet Stagium, Projeto Guri e Instituto Mamãe.
Idades:
Ballet : 7 a 16 anos
Cavaquinho/ violão/ Percussão: 8 a 18 anos
Demais modalidades: sem restrição de idade

Cursos Profissionalizantes e Geração de Renda:

Panificação e confeitaria, artesanato, culinária, educação alimentar, estética (depilação), cabeleireiro, manicura, informática, telemarketing e fotografia.

Parcerias:
Instituto Mamãe, AEB, SENAC e Centro Paula Souza.

Sem restrição de idade

Documentos:
RG, Carteira de trabalho e outros

Parceria:
CIC – Centro de Informação ao Cidadão

Horários:

As atividades programadas acontecem de 2ª a 6ª feira no horário das 8:00 às 17:00, mas o Centro é aberto ao lazer e às atividades esportivas inclusive às noites e finais de semana.

Maiores informações pelo tel.: 5588- 4797.

Fonte: Subprefeitura Jabaquara

Deixe uma resposta

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube