sexta-feira , 29 março 2024

Revitalização da Avenida Santa Catarina

A Avenida Santa Catarina terá novos ares em breve. A via foi uma das dez escolhidas para participar de um programa de Revitalização de Ruas Comerciais, no qual a prefeitura faz a revisão das vias pluviais, guias, sarjetas, asfalto e os comerciantes ficam responsáveis pelas calçadas. No caso da Av. Santa Catarina, as guias, sarjetas e lixeiras já foram compradas e o recapeamento já está sendo programado. Pela iniciativa privada, a Associação dos Comerciantes da Vila Santa Catarina já reúne lojistas interessados e realizou no dia 18 de maio um coquetel para apresentar o projeto para outros comerciantes da avenida.

O Projeto do Ruas Comerciais visa estimular a população a utilizar o comércio local em vias de comércio intenso como as ruas Teodoro Sampaio, R. da Mooca, Rua Augusta e outras. No caso do Jabaquara, o objetivo é atrair compradores de bairros nobres como Vila Mascote e redondezas.

As Ruas Comerciais, além de mudanças estruturais, também terão eventos e atrativos. A São Paulo Turismo, empresa municipal responsável por eventos e turismo na cidade, irá colocar as ruas nos guias de Turismo da Prefeitura, distribuídos em hotéis da cidade. O objetivo é incentivar a vocação para o turismo de compras que a cidade possui. As ruas também entram em um roteiro de eventos de rua, que atraem público para incentivar a mobilização do comércio local.

O desejo de revitalizar a Avenida Santa Catarina é antigo, mas os resultados recentes se devem a uma parceria estabelecida no ano passado entre Walter Ihoshi, ex subprefeito do Jabaquara e o Superintendente da Associação Comercial de São Paulo, Fernando Calderon.

A subprefeitura elaborou um projeto de revitalização da avenida coordenado pelo arquiteto Issao Minami, professor de pós- graduação na FAU-USP. O empenho de dois empresários , André Luiz Faria e Valéria Faria Weckelmann, sócios proprietários do colégio Marquês de Monte Alegre, foi determinante para o sucesso do projeto. O casal levantou fornecedores, discutiu preços e prazos e conversou com diversos lojistas, fundando com alguns deles a Associação dos Comerciantes da Vila Catarina.

“A meta é expandir o projeto até atingir os 4.000 m2 da Avenida Santa Catarina, fazendo dela uma das ruas mais importantes da cidade”, diz o atual Subprefeito do Jabaquara Cássio Freire Loschiavo.

Fonte: SubPrefeitura Jabaquara

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube